sábado, 28 de abril de 2012

I Trilha Ecológica do CEPA

A Floresta Nacional do Araripe-Apodi, mais conhecida como FLONA Araripe, é uma unidade de conservação Federal situada na chapada do Araripe, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e integrante do SNUC. É um dos últimos redutos da mata atlântica. Ocupa uma extensa área que atravessa a fronteira do Ceará com Pernambuco, abrangendo partes dos municípios de Barbalha, Crato, Jardim e Santana do Cariri, numa área total de 39.262,326 ha. Wikipedia

O Centro Educacional padre Aldemir, dentro de sua proposta de Educação ambiental, fundamentada nos preceitos constitucionais, promoveu no dia 17 de abril de 2012, a I Trilha Ecológica do CEPA. Professores e alunos do Ensino Fundamental Maior, desfrutaram de uma caminhada educativa por alguns espaços da Flona Araripe, como: a casa sede do ICMBIO, o Centro de Visitantes Dr. Paulo Botelho, o antigo e desativado aeroporto do Crato-Ceará, localizado no topo da Chapada e parte do percurso que compõe a Trilha do Belmonte.

Durante a caminhada, sob as orientações dos guias disponibilizados pelo ICMBIO, enquanto adquiriam conhecimentos e interagiam com a paisagem desse paraíso, os alunos se descontraiam, tornando a aula de campo numa atividade significante e prazerosa.

Para a realização dessa atividade educativa, previamente os alunos, foram instruídos através de uma palestra, ministrada pela Analista do ICMBIO Maria Férrer, que com muita desenvoltura, apresentou e caracterizou de forma objetiva e satisfatória, os ambientes a serem visitados.

Os coordenadores do projeto (professores José Alves, Samara e Valda) agradecem a colaboração do Núcleo Gestor, dos pais e o apoio da Prefeitura Municipal de Jardim


Nenhum comentário:

Postar um comentário